Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de março de 2010

Escritos encontrados na caverna de Qumran.

Enviado por Hernando

As palavras em [colchetes] foram acrescentados para dar sentido ao texto.



Ele revelará os [mistérios] escondidos e será por tropeço para aquele que não entender o que Ele escrever. [Ele ordenará, e] o grande mar se acalmará em razão dEle... Então se abrirão os livros de sabedoria ao Seu comando, e conforme a [vontade de Elohim] é a Sua sabedoria e a Sua instrução." (4Q541 frag. 7)

Quem é esse, que até o mar lhe obedece?

"Não pranteai por Ele, [pois eis que] Elohim preparará muitos [livros], muitas revelações e [vos fará conhecê-las.] Examinai-as e buscai-as e sabereis o que vos ocorrerá. Mas não as danifiqueis por remoção ou desgaste como [fizeste anteriormente. ] Não toqueis no diadema do cohen. Assim mantereis boa reputação para com vosso Pai e vos tornareis sólida fundação para vossos irmãos. Crescereis e entendereis e vos alegrareis na Luz do mundo, e não sereis vasos de desonra." (4Q541 frag. 24)

Quem é esse por quem Yisra'el pranteará? Quem é esse sobre quem livros seriam escritos? Quem é esse, que usa o diadema de cohen? Quem é esse, que é Luz do mundo? Quem é esse, que é capaz de nos tornar vasos para honra, e não para desonra?

A seguinte profecia acerca do Mashiach é encontrada nas cavernas do Mar Morto, cujos manuscritos datam de, pelo menos, 2 AC:

"... Ele fará expiação pelo pecado de todos os da sua geração, e Ele será enviado a todos os filhos de Seu povo. Sua mitsvá é como a mitsvá dos céus, e Sua instrução é como a vontade de Elohim. Seu sol eterno brilhará e seu fogo aquecerá todos os confins da terra. Ele brilhará nas trevas, então as trevas desaparecerão da terra, e o nevoeiro da terra seca. Eles falarão muitas palavras contra Ele, e muitas falsidades. Eles inventarão mentiras sobre Ele, e proferirão tudo o que é desonroso contra Ele. O mal abundará em sua geração... e o povo se desviará em seus dias e ficará perplexo..." (4Q541 frag. 1).

Nenhum comentário: