Total de visualizações de página

sábado, 11 de dezembro de 2010

O QUE A DESOBEDIÊNCIA ALIMENTAR CAUSA?


 

Levítico 11
"E falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo-lhes:

Fala aos filhos de Israel, dizendo: Estes são os animais, que comereis dentre todos os animais que há sobre a terra;

Dentre os animais, todo o que tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, e rumina, deles comereis.

Destes, porém, não comereis; dos que ruminam ou dos que têm unhas fendidas; o camelo, que rumina, mas não tem unhas fendidas; esse vos será imundo;

E o coelho, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; esse vos será imundo;

E a lebre, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; essa vos será imunda.

Também o porco, porque tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, mas não rumina; este vos será imundo.

Das suas carnes não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; estes vos serão imundos.

De todos os animais que há nas águas, comereis os seguintes: todo o que tem barbatanas e escamas, nas águas, nos mares e nos rios, esses comereis.

Mas todo o que não tem barbatanas, nem escamas, nos mares e nos rios, todo o réptil das águas, e todo o ser vivente que há nas águas, estes serão para vós abominação.

Ser-vos-ão, pois, por abominação; da sua carne não comereis, e abominareis o seu cadáver.

Todo o que não tem barbatanas ou escamas, nas águas, será para vós abominação.

Das aves, estas abominareis; não se comerão, serão abominação: a águia, e o quebrantosso, e o xofrango,

E o milhano, e o abutre segundo a sua espécie.

Todo o corvo segundo a sua espécie,

E o avestruz, e o mocho, e a gaivota, e o gavião segundo a sua espécie.

E o bufo, e o corvo marinho, e a coruja,

E a gralha, e o cisne, e o pelicano,

E a cegonha, a garça segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.

Todo o inseto que voa, que anda sobre quatro pés, será para vós uma abominação.

Mas isto comereis de todo o inseto que voa, que anda sobre quatro pés: o que tiver pernas sobre os seus pés, para saltar com elas sobre a terra.

Deles comereis estes: a locusta segundo a sua espécie, o gafanhoto devorador segundo a sua espécie, o grilo segundo a sua espécie, e o gafanhoto segundo a sua espécie.

E todos os outros insetos que voam, que têm quatro pés, serão para vós uma abominação.

E por estes sereis imundos: qualquer que tocar os seus cadáveres, imundo será até à tarde.

Qualquer que levar os seus cadáveres lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde.

Todo o animal que tem unha fendida, mas a fenda não se divide em duas, e todo o que não rumina, vos será por imundo; qualquer que tocar neles será imundo.

E todo o animal que anda sobre as suas patas, todo o animal que anda a quatro pés, vos será por imundo; qualquer que tocar nos seus cadáveres será imundo até à tarde.

E o que levar os seus cadáveres lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde; eles vos serão por imundos.

Estes também vos serão por imundos entre os répteis que se arrastam sobre a terra; a doninha, e o rato, e a tartaruga segundo a sua espécie,

E o ouriço cacheiro, e o lagarto, e a lagartixa, e a lesma e a toupeira.

Estes vos serão por imundos dentre todos os répteis; qualquer que os tocar, estando eles mortos, será imundo até à tarde.

E tudo aquilo sobre o que cair alguma coisa deles estando eles mortos será imundo; seja vaso de madeira, ou veste, ou pele, ou saco, qualquer instrumento, com que se faz alguma obra, será posto na água, e será imundo até à tarde; depois será limpo.

E todo o vaso de barro, em que cair alguma coisa deles, tudo o que houver nele será imundo, e o vaso quebrareis.

Todo o alimento que se come, sobre o qual cair água de tais vasos, será imundo; e toda a bebida que se bebe, depositada nesses vasos, será imunda.

E aquilo sobre o que cair alguma parte de seu corpo morto, será imundo; o forno e o vaso de barro serão quebrados; imundos são: portanto vos serão por imundos.

Porém a fonte ou cisterna, em que se recolhem águas, será limpa, mas quem tocar no seu cadáver será imundo.

E, se dos seus cadáveres cair alguma coisa sobre alguma semente que se vai semear, será limpa;

Mas se for deitada água sobre a semente, e se dos seus cadáveres cair alguma coisa sobre ela, vos será por imunda.

E se morrer algum dos animais, que vos servem de mantimento, quem tocar no seu cadáver será imundo até à tarde;

E quem comer do seu cadáver lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde; e quem levar o seu corpo morto lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde.

Também todo o réptil, que se arrasta sobre a terra, será abominação; não se comerá.

Tudo o que anda sobre o ventre, e tudo o que anda sobre quatro pés, ou que tem muitos pés, entre todo o réptil que se arrasta sobre a terra, não comereis, porquanto são uma abominação.

Não vos façais abomináveis, por nenhum réptil que se arrasta, nem neles vos contamineis, para não serdes imundos por eles;

Porque eu sou o SENHOR vosso Elohim; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra;

Porque eu sou o SENHOR, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Elohim, e para que sejais santos; porque eu sou santo.

Esta é a lei dos animais, e das aves, e de toda criatura vivente que se move nas águas, e de toda criatura que se arrasta sobre a terra;

Para fazer diferença entre o imundo e o limpo; e entre animais que se podem comer e os animais que não se podem comer."

Um grande mal que tem assolado a humanidade nesse século e a obesidade, cada vez mais as pessoas têm estado acima do peso. Muitos fatores têm sido atribuídos a esse mal, mas qual será a verdade espiritual por detrás disso?

O Eterno quando nos deu a sua Torah já sabia que a humanidade iria chegar ao ponto que chegou. Desregrada em todos os níveis da sua vida, não querendo obedecer nada, mas mesmo assim o Eterno na sua infinita misericórdia nos deixou sua bússola para uma vida humana sadia.

Quando lemos em levítico 11 o que podemos comer e o que não podemos, entendemos um pouco por que o homem hoje esta no caos atual. Os animais que não foram feitos para alimentação são os mais ingeridos pelo mundo atual e os que mais trazem efeitos desastrosos para o organismo. Um exemplo muito grande disso é o porco e seus derivados, o verme que está contido muitas vezes nessa carne se aloja no cérebro e mata, o bacon que é a pele do porco frita aumenta assustadoramente o colesterol, que por sua vez entupem as artérias e traz o infarto. Como se não bastasse tudo isso a gordura extraída do porco tem muitas calorias e traz o malefício do peso extra. Isso por que estamos nos focando só nos malefícios físicos, sabemos também que os malefícios espirituais são desastrosos, explanaremos a seguir.

Sabemos que somos aquilo que comemos, tudo o que comemos é transformado em sangue e alimenta o nosso corpo, o que não é absorvido pelo corpo e excretado em forma de urina ou fezes.

Somos constituídos de corpo, alma e espírito, esses três elementos estão conectados e um está tão atrelado ao outro que o que um faz afeta o outro, exemplo: se eu oro com meu espírito a minha carne vai ter força para se desviar das tentações e não pecar, agora se deixo minhas paixões que estão na minha alma comandarem meu corpo, eu vou pecar com meu corpo físico com certeza.

Quando abrimos nossa boca e ingerimos algum alimento estamos alimentando o nosso corpo e podemos estar alimentando também nosso espiritual ou podemos estar pecando e assim abrindo brechas para que os espíritos imundos atuem em nossas vidas, ex: se comemos carne de porco estamos pecando pois levítico 11 diz claramente para não fazermos isso, se pecamos damos direito legal para os espíritos imundos atuarem em minha nossa vida e manipularem a mesma.

Muitas citam Atos 10 para dizer que podemos comer qualquer coisa, mas o interessante e que nessa passagem Pedro nem se quer coloca aqueles alimentos na boca e outra ponto aqui também é que Yeshua já tinha morrido e ressuscitado e os discípulos continuavam comendo somente o que estava listado como comida pura.

Vemos também Yeshua mandando os demônios que foram expulsos do endemoniado gadareno para uma manada de porcos ( Mc 5.1-20), será que esse animal considerado imundo pela Torah não serve para habitação de demônios?

No livro de Daniel ele sabia a importância de obedecer aos mandamentos alimentares, Dn 1- 8 " Mas Daniel propôs no coração não se contaminar com as iguarias do rei nem com vinho de sua mesa."

Muito é falado por aí sobre o jejum de Daniel (que na verdade não é jejum, pois jejum é abstinência de alimentação, e não comer somente determinadas coisas) a alimentação de Daniel, consistiu em obedecer Lv 11, com certeza as carnes ali não eram puras e ele resolveu comer legumes.

Obedecer a Torah é que traz santificação.

O que você tem alimentado seu corpo ou seu espírito?

Quantas vezes ouvimos discursos por ai sobre alimentação? Quantas vezes se expõe ao público que a glutonaria é tanto pecado quanto adultério? Quantas vezes ouvimos pregações sobre a necessidade de matar a carne fazendo jejum?

Acho que a resposta é fácil, quase nunca, pois as pessoas não querem ter seus prazeres cortados.

Segundo tradições existem níveis espirituais que vão dos mais degradantes aos mais elevados, são eles:

1- O nível mais degradante da humanidade e quando as pessoas só querem saber de sexo, comida e violência.

2- O segundo e quando as pessoas querem aprender alguma coisa sair do nível da ignorância absoluta e passar ao conhecimento.

3- O terceiro nível e quando as pessoas se voltam para algum conhecimento religioso.

4- O quarto nível e quanto às pessoas buscam se elevar espiritualmente.

5- O quinto nível e o mais elevado de todos e quando as pessoas buscam obedecer a Torah do Eterno.

Entendemos aqui que a humanidade hoje se encontra no nível mais degradante como ser humano.

Para controlarmos o apetite, precisamos ter domínio próprio, necessitamos estar buscando a Ruach Hachodesh (Espírito santo) para não desobedecermos com a glutonaria, para não comer alimentos impuros e nos contaminarmos.

Controlar a alimentação é um passo enorme na libertação

Por Ligia (Hadassa bat Israel)
www.beitchessed-batalhaespiritual.blogspot.com

Nenhum comentário: