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domingo, 6 de fevereiro de 2011

A Paixão de Isaac



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O Akedah sobre outra pespectiva ...


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Na Torá (porção Vayera ), podemos ler sobre como Abraão foi chamado a sacrificar seu filho Isaque em holocausto no Monte Moriá. Na literatura judaica, esse teste final de Abraão é chamado o Akedah , ou o "sacrifício de Isaac."

Agora, a pergunta pode ser feita, cujo sacrifício foi maior, Abraão ou Isaque? No início, pode ser rápido a dizer que era de Abraão, uma vez que o texto diz claramente: "Deus (אלהים ) provou Abraão , pedindo-lhe que sacrificasse seu filho amado ( Gn 22:1-2 ). No entanto, como podemos ignorar a profundidade do sofrimento de Isaac?

De acordo com Rashi, Isaac tinha 37 anos quando Abraão levou até Moriá para ser sacrificado como uma oferta queimada inteira. Mas não há nenhuma voz de protesto, não resistindo, qualquer indicação de que Isaque se recusou a submeter à vontade do pai dele. "E andavam, os dois, juntos" ( Gn 22:06 ).

É claro que o Akedah revela Abraão como um grande herói da fé. Depois de dada a mente-blowing mandamento para sacrificar seu filho prometeu divinamente, não há nenhuma palavra de protesto vindo dele, sem apelar para a justiça de Deus, nem interceder por misericórdia (ao contrário de antes intercessão de Abraão por Sodoma e Gomorra). Talvez Abraão achava que Deus não era diferente da divindade tribal Molekh que exigiu o sacrifício de crianças para aplacar sua ira. Como Kierkegaard nos lembra em seu livro Temor e tremor, este é Elohim yirat - o medo de Deus - levada ao extremo. Na verdade, uma tradição sugere que o verdadeiro teste do Akedah não era se Abraão seria obedecer a ordem de sacrificar seu filho, mas sim se ele obedecesse Angel's Voice da Compaixão ( יהוה ) a abster-se de matá-lo! No entanto, como observou Maimônides, teve Abraão não acreditava na verdade absoluta da promessa de Deus, ele nunca teria levantado a mão para o abate de seu filho amado .... 

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No entanto, há uma tradição midrashic que Abraão realmente passou com o ato de sacrifício em Moriá. Afinal, o texto subseqüente mostra Abraão retornando sozinho da montanha. Então, onde foi Isaque? Segundo essa tradição foi deixada "como a cinza" sobre o altar - embora mais tarde, Deus miraculosamente trouxe de volta à vida. Em outras palavras, Isaac sofreu o martírio. Outra midrash diz que ainda que Abraão não chegou a ir adiante com o sacrifício (a mão foi detida pelo Anjo), o trauma causado Isaac para fugir de seu pai e se refugiar com o filho Noah Shem (que era considerado "Malki-Tsedek" e o sumo sacerdote de Salem). O Hagadol Midrash, "Embora Isaque não morreu, a Escritura refere a ele como se ele tivesse morrido. Leigos e suas cinzas amontoados no altar. É por isso que o texto menciona Abraão e Isaac não."

De qualquer forma, o que poderia ter sido executado através da mente de Isaac Abraão quando o chamou para ir nessa viagem fatídica três dias? O texto da Torá é silenciosa sobre qualquer conversa dos dois poderia ter tido a caminho de Moriá.

De acordo com Nehama Leibowitz, quando a Torá registra um diálogo e quer indicar uma mudança no alto-falante, ele faz isso por meio da palavra vayomer - disse ele. e "Shlomo Riskin observa que o diálogo gravado apenas sobre o propósito da viagem ao Moriah ocorre no final, quando percebe Isaac, o fogo ea lenha para o sacrifício. "Vayomer Avraham Yitzchak-aviv el ..." ("E disse Isaque a seu pai ..."). Mas note que logo após esta declaração é outra vayomer: "avi vayomer ..." ("E ele disse, meu pai ..."). A idéia é que Isaac na primeira tentou falar, mas não conseguiu encontrar palavras para expressar sua desconfiança escuro .... Quando ele tentou novamente, tudo o que podia dizer era, "meu pai ...," e Abraão, em seguida, assegurou-lhe: "Hineni v'ni" ("Aqui estou eu, meu filho"). Então veio o terceiro Isaac vayomer, "Vayomer v'ha'etzim ha'esh hinei, v'ayeh ha-seh l'olah?" ("E ele disse:" Eis o fogo ea lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? "). É difícil imaginar o pathos Isaac durante essa troca. No terceiro dia da viagem para o desconhecido, ", disse ele ... [Silêncio] ... ele disse, 'meu pai ....' ele disse: '... mas onde está o cordeiro para o holocausto? "

Isaac, sem dúvida, conheceu o plano, mas, compreensivelmente, teve dificuldade de verbalizar o horror da situação. "Vayomer" Abraão posterior na caixa de diálogo está dizendo: "vayomer Avraham, Elohim yireh-lo ha-seh olah b'ni l'", que pode ser traduzido como "Deus verá para si um cordeiro para a oferta - o meu filho ". Em outras palavras,você, meu filho, o cordeiro para a oferta!

Mas o que Isaac fazer quando ele compreendia plenamente o objectivo desta missão de seu pai idoso? Ele não resistiu .... ele voluntariamente se submeteu na confiança e permitiu-se ser vinculado ao altar. Tal era seu amor ... e paixão.



Como crentes messiânicos, entendemos a Akedah como um prenúncio do sacrifício supremo, o Pai celestial dará em nosso nome. Tanto Isaque e Jesus nasceu milagrosamente, ambos eram "apenas filhos gerados", ambos foram mortos por seus pais no Monte Moriá, em seus 30 anos, ambos passaram por uma "paixão", ambas de boa vontade levou os meios para a sua execução, ambos foram ressuscitados em terceiro dia ( 22:05, Heb. Gen. 11:17-19 ), e ambos demonstram que uma vida pode ser sacrificado por outro - o carneiro para Isaac, e Jesus para toda a humanidade.

A primeira ocorrência da palavra "amor" nas Escrituras ( אהבה , ahavah) ( Gn 22:02 ) se refere ao amor de Abraão para seu único "filho" que foi oferecido como um sacrifício em Moriá (o lugar da crucificação de Jesus) , uma clara referência à mensagem do evangelho ( João 3:16 ). Alguns estudiosos têm notado que a ahavah palavra vem de uma raiz, de duas letras ( הב ) com Aleph ( א ) como um modificador. A raiz significa "dar" e indica o Aleph agência: "I" dar. O amor é essencialmente um ato de sacrifício dar ... A passagem por excelência da Escritura a respeito do amor (αγαπη) na vida de um cristão é encontrada 1 Coríntios 13 : "O amor não busca seus próprios ..." A antítese do amor é o egoísmo, a raiz, medo, orgulho, etc

Tanto Isaque e Yeshua sacrificaram suas vidas em obediência aos pais que o seu.Ambos aceitaram a promessa de Deus e acreditava que o amor era mais forte que a morte. A paixão eo sacrifício de Isaac foi uma prefiguração dramática da maior paixão e sacrifício de Jesus, o Filho amado de Deus. O sofrimento compartilhado do Pai Celestial e Jesus foi o meio pelo qual "a justiça ea paz se beijaram" ( Salmo 85:10 ), restaurando assim os filhos da promessa de sua herança original.
 


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