Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quem é Dyeus? A Religião Proto-Indo-Européia


O estudo dos mitos na europa começou na Grécia antiga, com Platão interessado nos conceitos filosóficos e simbólicos. Durante a idade média o Cristianismo proibiu estes estudos, que só foram retomados no Renascimento. A análise científica dos mitos começou no meio do século 19. Havia duas escolas nesse período, a sol-lua na qual os deuses eram simbolos vindos de fenômenos meteorológicos e a escola cultural antropológica que combatia a primeira e se concentrava no estudo das tribos da américa do sul, áfrica equatorial e oceania.

As pesquisas da chamada escola sol-lua são muito mais consideradas atualmente pois os estudiosos usaram um método comparativo-histórico. O método foi emprestado do estudo de linguística Indo-Européia. Deste estudo surge o conceito da chamada religião Proto-Indo-Européia, de um suposto povo que viveu ao redor de 4000 A.C (idade do Cobre) onde hoje fica a Ucrânia. 

O pesquisador Julius Pokorny nos apresenta o personagem Dyeus, que é o deus do céu, do dia, com uma posição que representa o patriarcado. Etimologicamente ele é conectado, ou seja, gerou os seguinte outros deuses:

O Grego "Zeus Pater" 
O Romano "Iuppiter" 
O Irlandês "The Dagda" 
O Gallo-Romano "Dis Pater" 
O Védico "Dyaus Pitār"
Possivelmente Dionysos, e o Frigio Sabazios (Saba Zeus?)

À partir de Dyeus, mais especificamente enraizados à partir língua latina temos o grupo da palavra "deiwos". Ela foi mantida na mitologia Inglesa, como deity, e o original Germanico ainda é visível em Tuesday (originalmente "Day of Tiwaz").

grupo Deiwos:

O Germanico "Tiwaz" (depois conhecido como Tyr) 
O Latino "Deus" 
O Baltico "Dievas"
O Eslavo "Div"

Além do deus do Céus, existem também outras personagens mitológicas que se repetem, como o deus do trovão, da terra, o herói cultural e a grande deusa.

2 comentários:

Anônimo disse...

soh o que tenho a dizer é nos estamos sendo ingandos. Outra pq vc fez isso colocou o Nome de Dyeus em simbolo com chifre mano vc ta tornando algo n demoniaco em demoniaco aff, que tradição e essa pow fizeram uma lavagem cerebal tremenda na cabeça das pessoas, faz de tudo pra tornar a religião "pagã" em Demoniaca isso s é perseguição.! E assim que as crenças atuais ensina em mentir pra as pessoas fiko triste com isso :[ as pessoa n sabem que tão sendo jogadas numa armadilha para desreipeitar Deus! e até msm insduzir no ateismo.

Anônimo disse...

As pessoas tem mais fé no que os outros falam em que no Pai Criador.
Ele nunca abandonou nem uma nação os Sionista aprega isso que eles são os escolhidos de Deus mais a realidade e que eles n tão se referindo a Deus mais s no "Deus" deles que é o Diabo o no mal ou em Orcus sei la!